Instituto Pensar - Autorreforma: extrativismo é o passado da Amazônia, avalia Ismael Nobre

Autorreforma: extrativismo é o passado da Amazônia, avalia Ismael Nobre

por: Ana Paula Siqueira 


"O extrativismo é o passado da Amazônia?. Essa é a visão do biólogo e doutor em dimensões humanas dos recursos naturais, Ismael Nobre. Para ele, é essencial agregar valor ao que é produzido na floresta, de modo a aliar o desenvolvimento sustentável na região com a geração de riquezas. E tudo isso faz parte da Revolução 4.0 que já está em curso.

"Não podemos ficar no extrativismo que é o retrato do passado da Amazônia e do Brasil. Hoje ainda vivemos do extrativismo de recursos naturais com a produção de commodities ? o produto mais barato da cadeia ? em larga escala. Esses outros países que compram nossos commodities é que se desenvolvem drenando nossos recursos.?
Ismael Nobre

O pesquisador participou da terceira live do ciclo de debates sobre a Autorreforma do PSB. O encontro desta quarta-feira (19) abordou o tema: "Amazônia 4.0 e Sustentabilidade?. O debate foi mediado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e contou com a participação do líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).

Amazônia pode iniciar Revolução 4.0 no Brasil

Nobre defende a entrada do país na Revolução 4.0, com a tecnologia utilizada em larga escala. O pesquisador também acredita que a floresta pode ser a porta de entrada do Brasil na nova revolução industrial com o projeto Amazônia 4.0.

Ele explica que utilizar a tecnologia vai permitir que pequenos e médios produtores de Açaí, por exemplo, que é o produto com mais saída na região, possam equiparar seus produtos em termos de produção e qualidade. Aliados, eles podem gerar uma grande produção de derivados da fruta.

"Com a tecnologia a indústria pode ser escalonada para o tamanho da produção. Não precisa fazer um grande complexo?, exemplifica. Paralelamente, quando os recursos passarem a chegar nas comunidades, as pessoas poderão comprar mais e gerar novos negócios, criando um círculo virtuoso na geração de riquezas.

"Quando houver uma grande produção saindo da floresta haverá mais valor para a floresta do que outros ativos. Com isso, ela será conservada permitindo que o Brasil ganhe um protagonismo no mundo.?
Ismael Nobre

Sem política de Estado desenvolvimento é inviável

Nobre se alia ainda à defesa do PSB de que é preciso investir na região como política de Estado para permitir que os avanços cheguem aos locais de mais difícil acesso. Pois para que o novo modelo de industrialização seja aplicado é preciso investir em infraestrutura, a começar por serviços básicos como energia elétrica e internet, ainda distante da realidade de muitos brasileiros, especialmente os que vivem região amazônica.

Leia também: "Brasil não pode se submeter a modelos internacionais?, diz Siqueira

Autorreforma pode mudar rota do país

Molon lembra que o país enfrenta um dos momentos mais críticos da sua história com uma sucessão de graves crises: ambiental, climática, socioeconômica, democrática e sanitária. Para além do papel fundamental do governo federal no agravamento de todos os problemas, o parlamentar avalia que o país caminha há décadas em um caminho insustentável.

"Cada brasileiro que passa fome em um país tão fértil, que fica doente por falta de água e esgoto em casa ou desempregado são vítimas de um modelo de país absolutamente insustentável, que concentra riqueza e destrói natureza.?
Alessandro Molon

O parlamentar socialista atribui parte dos graves problemas pela ganancia de poucos, mas muito mais pela inércia diante de momentos em que decisões sérias precisam ser tomadas, especialmente, as políticas. É nesse contexto que entra a Autorreforma do PSB.

"É preciso reindustrializar o Brasil, isso passa não pela velha indústria, mas por uma de novo tipo, 4.0, intensiva em ciência e tecnologia, limpa e conectada pela proteção do meio ambiente.?
Alessandro Molon

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, observa ainda que viabilizar o projeto da Amazônia 4.0 requer um aparato forte do Estado, que concentre e direcione o conhecimento acumulado nas academias com políticas econômicas e de desenvolvimento sustentável. O que necessita a criação de uma agência ou empresa pública, aos moldes do que já foi a Embraer anos atrás.

Siqueira também defende que a conquista da real soberania do país, a que garante independência e igualdade para as pessoas, será real apenas se construída com base no conhecimento. "A dependência tecnológica é o que nos torna dependente. Precisamos conquistar a nossa soberania com inteligência, com produção científica e tecnologia?, enfatizou.

Autorreforma do PSB

Para o PSB, o desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção têm na tecnologia um ponto de inflexão. A velocidade da revolução tecnológica em curso no mundo colocou a inovação e a criatividade como fatores determinantes e centrais para o desenvolvimento.

É preciso reinventar o fazer político; mobilizar a sociedade para a luta pela redução das desigualdades; proporcionar, principalmente à juventude brasileira, uma perspectiva política pela qual valha a pena viver e lutar. Harmonizar o sonho de cada pessoa com a utopia da felicidade coletiva.?
Autorreforma do PSB

Ciclo de debates sobre a Autorreforma

O ciclo de debates para discutir a Autorreforma do PSB começou no dia 20 de abril. São realizados quinzenalmente até 26 de julho, sempre às 19h, com transmissões ao vivo pelos canais do PSB na internet. As discussões são abertas à participação de qualquer interessado, em cumprimento à proposta dos socialistas de discutir a reformulação do partido com a sociedade.

O processo vem sendo discutido pela militância socialista desde novembro de 2019, quando foi colocado em consulta pública o documento-base para a atualização do manifesto de fundação e do programa do PSB.

Confira a live na íntegra




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: